Infraestrutura do Programa de Ciência e Tecnologia

Laboratório de Inteligência Computacional - LABIC

Coordenador: Prof. Dr. Anderson Meneses

Contato: anderson.meneses@ufopa.edu.br

O Laboratório de Inteligência Computacional (LabIC) desenvolve atividades de pesquisa em Inteligência Computacional aplicada a problemas de Engenharia, Sistemas de Informação e Ciências Ambientais nas áreas de Energia e Imagens, utilizando Deep Learning (Redes Neurais), Internet das Coisas e algoritmos bioinspirados (p.ex, algoritmo de Inteligência de Enxame). 

A estrutura do LabIC é usada nos trabalhos do Grupo de Pesquisa Inteligência Computacional e Otimização, cadastrado no CNPq e certificado pela Ufopa.

No LabIC são desenvolvidas dissertações de mestrado e teses de doutorado de alunos dos Programas de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), da Ufopa. Também são desenvolvidos Trabalhos de Conclusão de Curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e do Bacharelado em Engenharia Física do Instituto de Engenharia e Geociências, bem como projetos de Iniciação Científica.

Em nossas atividades utilizamos sistemas operacionais Linux e Windows. São utilizadas as linguagens de programação Python, C, C++, bem como CUDA C para execução de programas em GPUs (Graphics Processing Units, para Computação de Alto Desempenho).

Laboratório de Sinais e Sistemas de Sistemas Digitais - LABSIS

Coordenadora: Prof. Dr.ª Paula Renatha Nunes da Silva

Contato: paula.silva@ufopa.edu.br

O Laboratório de Sinais e Sistemas e Sistemas Digitais é um laboratório de ensino e pesquisa do programa Ciência e Tecnologia do instituto de Engenharia e Geociências da Ufopa.

As áreas de interesse do Laboratório de Sinais e Sistemas abrangem várias disciplinas científicas:

- Os fundamentos e campos de aplicação da Matemática, que têm permitido o desenvolvimento do processamento de sinais e informação (imagem, som e visão).

- Física, que desenvolve teorias utilizando ferramentas matemáticas para descrever e prever a evolução dos sistemas, por meio da modelagem e otimização.

- Controle e Automação de processos, especialmente de sistemas mecânicos e elétricos, baseados em controle não-linear, eletrônica de potência e estimação de parâmetros e estados.

Em suas atividades o laboratório emprega ferramentas como a implementação 

com componentes discretos (resistores, CI's, AmpOp, etc.), microprocessamento (Arduino, CLP, PIC), modelagem matemática, orientada-objeto e CAD (Matlab, Proteus, Quartus, LabView).

Laboratório de Aplicações em Engenharia

Coordenador: Prof. Dr. Manoel Maria Bezerra Neto

Contato: manoel.bezerra@ufopa.edu.br

O Laboratório de Aplicações em Engenharia é um laboratório de extensão, onde os estudantes de Engenharia da Ufopa têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos obtidos em sala para montagem e elaboração de equipamentos, produtos ou sistemas que envolvam engenharia e ciência básica, em escalas menores, que podem ser encontrados no nosso cotidiano. Posteriormente são apresentados à estudantes de escolas públicas, explicando o funcionamento e as propriedades básicas que são utilizadas. Vivemos em uma sociedade altamente dependente das tecnologias, onde poucas pessoas compreendem o seu funcionamento. Dessa forma, objetivamos diminuir esse índice de analfabetismo científico na região. Despertar uma maior interesse nas crianças e adolescentes para os cursos de Engenharia e ciências oferecidos pela Ufopa e contribuir para uma formação interdisciplinar, bem como, aproximar a comunidade da Universidade.

Laboratório de Fenômenos de Transporte

Coordenadores:

Prof. Dr. Carlos Célio Sousa da Cruz

Contato: carlos.csc@ufopa.edu.br

Prof. Dr. Nelson de Souza Amorim

Contato: nelson.amorim@gmail.com

O Laboratório de Fenômenos de Transporte e Sistemas de Energia é vinculado ao Programa de Ciência e Tecnologia (PC&T) do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e consiste de um espaço localizado no Campus Tapajós (Salas 209 e 210 do BMT), onde permite e análise e demonstração dos fenômenos envolvendo fluidos, sendo compartilhado para os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Física, Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação através de aulas práticas de diferentes disciplinas dos cursos e apoio para iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. O espaço conta com diferentes equipamentos didáticos, tais como: Bancada de Escoamento de Reynolds, Canal Aberto para o estudo de escoamentos, Associação de Bombas, Escoamento de Jatos Livres, Quadro de Stevin Pascal.
 

Laboratório de Energias Renováveis

Coordenador:
Prof. Me. Lázaro João Santana da Silva
Contato:  lazarojss@yahoo.com.br

Em breve...