Eventos Institucionais

Webinário: Eficiência Energética

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.jpg

Ar-condicionado, computadores, lâmpadas, impressoras, maquinários, equipamentos, carros, etc. Esses são apenas alguns dos responsáveis pelo alto consumo de energia vinda de diferentes fontes (eletricidade, gás natural, gasolina). Acontece que esse excesso não pesa apenas no bolso, mas também para o planeta. De maneira simplificada, é possível dizer que a forma como a energia é utilizada hoje é insustentável, ou seja, não há capacidade de suprir as necessidades da atualidade sem que isso afete as gerações futuras. Portanto, para se comprometer em reverter esse cenário, é preciso buscar, entre outras medidas, a eficiência energética.
Eficiência Energética foi o tema do quinto Webinário promovido pelo Programa de Ciência e Tecnologia, por meio do projeto PAEM "Produção de Conteúdo Digital para Auxiliar Estudantes de Engenharia", que contou com a participação do Professor Benedito Antônio Luciano do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento foi 100% virtual via google meet (gratuito e com emissão de certificado de participação) no dia 02 de maio 2022 às 19h.

Assista ao webinário na íntegra: https://youtu.be/7EzU5yVZho0

Webinário: Percurso de uma Mulher em STEM 

webinário capa site (2).png

Em alusão ao mês das mulheres (março), o Programa de Ciência e Tecnologia da Ufopa promoveu o Webinário "Percurso de uma mulher em STEM" (STEM - Science, Technology, Engineering, and Mathematics), tema muitíssimo importante a ser discutido, de forma a incentivar a inserção de mulheres na área, promovendo assim a equidade de gênero na educação científica e tecnológica, tornando a ciência receptiva às necessidades da sociedade e impulsionando a igualdade de oportunidades nos grandes sistemas da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e inovação.
Este webinário contou com a participação da docente Sandra Avila, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a qual falou sobre a sua trajetória em STEM.

O evento foi 100% virtual via google meet (gratuito e com emissão de certificado de participação) no dia 11 de abril de 2022 às 19h.

Assista ao webinário na íntegra: https://youtu.be/VcDYEu-iVp8

Webinário: Engenharia Multicampi

Engenharia Multicampi (1).png

A Engenharia na Ufopa tem passado por visível expansão com a implantação de vários cursos em seus Campi, em áreas tecnológicas e nas Ciências Agrárias. Os cursos desta área apresentam estreita relação com o mercado de trabalho por meio do desenvolvimento de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão e de parcerias com escolas, empresas de construção civil, associações de produtores, multinacionais, órgãos públicos e privados, entre outros. Além disso, são responsáveis pela formação de profissionais que atuam alinhados às demandas da sociedade e que apresentam competência no desenvolvimento e no uso de tecnologias para solução de problemas, considerando sempre a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
O Webinário "Engenharia Multicampi" se propôs a ser um espaço importante para articular e tratar alguns dos pontos chaves, sobre como estabelecer uma conexão entre todos os cursos de engenharia da Ufopa, para juntos respondermos a seguinte pergunta: "Como podemos nos ajudar?" O objetivo foi apresentar demandas relativas a projetos, mobilidade entre cursos e parcerias.
O evento foi 100% virtual via google meet (gratuito e com emissão de certificado de participação), foi destinado a discentes ou docentes de qualquer curso de Engenharia que desejam contribuir com o desenvolvimento tecnológico e social no coração da Amazônia.

A Webinário foi realizado no dia 28 de março de 2022 às 18h 30min, e contou com a participação da Reitoria e dos coordenadores dos cursos:
- Agronomia (IBEF/Santarém);
- Agronomia (Juruti);
- Engenharia Civil (Itaituba);
- Engenharia de Aquicultura (Monte Alegre);
- Engenharia Física (IEG/Santarém);
- Engenharia Florestal (IBEF/Santarém);
- Engenharia Mecânica (IEG/Santarém);
- Engenharia de Pesca (ICTA/Santarém);
- Engenharia Sanitária e Ambiental (ICTA/Santarém).

Assista ao webinário na íntegra:https://youtu.be/AyxzZmDe7tc

Webinário: Educação Financeira para Engenheiros

webinário02.png

O Programa de Ciência e Tecnologia da Ufopa, vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) realizou no dia 31 de janeiro de 2022 o webinar intitulado Educação Financeira para Engenheiros. A programação ocorreu às 19h com o apoio do projeto Produção de Conteúdo Digital para Auxiliar Estudantes de Engenharia, do Programa de Ações Emergenciais (Paem) da Ufopa.
Ser autônomo é a primeira opção para um recém-formado em Engenharia. Mas alguns questionamentos sempre surgem: Por onde começar? Quanto cobrar? Quanto reinvestir no seu trabalho? Essas são algumas das perguntas que são respondidas no webinar, que foi mediado pela discente Yana Santos, do Bi Ciência e Tecnologia, e contou com a participação da engenheira e consultora financeira Brenda Casagrande.

Assista ao webinário na íntegra:
https://youtu.be/nlXwZvivTmg

Webinário: Engenharia Física e Engenharia Biomédica

webinário01.png

O Programa de Ciência e Tecnologia da Ufopa realizou no dia 17 de janeiro de 2022, às 19h, o webinar "Engenahra Físicae  Engenharia Biomédica". A iniciativa conta com o apoio do projeto PAEM "Produção de Conteúdo Digital para Auxiliar Estudantes de Engenharia".
Este primeiro webinar foi mediado pela Profa. Paula Renatha Nunes da Silva e contou com a participação da docente Isabela Marques Miziada, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo foi mostrar as pontencialidades de colaboração entres estes tipos de profissionais e apresentar quais competências devem ser desenolvidas pelo estudantes de Engenharia Física para atuar na área de Engenharia Biomédica.

Assista ao webinário na íntegra:
https://youtu.be/HPHNLNAH83U

IV Semana de Ciência e Tecnologia

Logo1.jpeg

A Semana de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Programa de Ciência e Tecnologia (PC&T), do Instituto de Engenharia e Geociências da Ufopa. É um evento que acontece uma vez a cada dois anos, que abrange temas relacionados à Física, Matemática, Engenharia, Computação, bem como as tendências mais atuais em Ciência e Tecnologia, focando sempre o desenvolvimento regional e a sustentabilidade.
Localizado no Campus Tapajós em Santarém, o Programa de Ciência e Tecnologia oferta vagas nos cursos de BI Ciência e Tecnologia, Engenharia Física e Engenharia Mecânica, e devido a pandemia esta edição será 100% virtual pela primeira vez, em 10 anos de criação. Nesse novo cenário desafiador para estudantes, professores e pesquisadores a IV Semana de Ciência e Tecnologia, vem mostrar como o PC&T tem contribuído e como ainda contribuirá com o desenvolvimento tecnológico no centro da Amazônia. Neste sentido o tema desta edição será "Uma Década Desenvolvendo Ciência e Tecnologia no Interior da Amazônia".
A IV Semana de Ciência e Tecnologia foi realizada de 04 a 06 de Outubro de 2021, e contou com a participação de palestrantes tanto do meio acadêmico, da indústria e de pessoas que marcaram a história do PC&T para celebrar a sua primeira década de existência.

XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia Física (SBEF) & II Encontro de Engenharia Física do Oeste do Pará (Enefopa)

quadrada.jpg

O primeiro curso de Engenharia Física no Brasil foi criado em 1999 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No ano de 2019, o curso de engenharia física no Brasil completou 20 anos. Nesse contexto, a UFSCar e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promoveram o XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia Física (SBEF) com o tema "Jubileu de 20 anos da Engenharia Física no Brasil" que foi realizado na cidade de Santarém-PA. Teve como proposta a promoção de conhecimento científico e inovação tecnológica, bem como a integração entre especialistas, docentes e discentes da área, o evento também discutiu um balanço dessa iniciativa no Brasil, apresentou os resultados obtidos, as dificuldades encontradas, a concretização das ciências naturais na Amazônia, assim como o desenvolvimento socioeconômico dessa região. Foi um momento de união em torno de uma história exitosa e com grandes desafios para o futuro desta nova e promissora carreira no Brasil.
Programação do Evento.

III Semana de Ciência e Tecnologia

LOGO Semana C&T.png

A III Semana de Ciência e Tecnologia teve como tema "Ciência e Tecnologia Integrando a Amazônia" e foi realizada no período de 13 a 17 de agosto de 2018.