Engenharia de Controle e Automação

logo_Controle&Automação.jpeg

O curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação da Ufopa fornece os meios necessários para os egressos construírem uma carreira no campo da automação, através de uma sólida formação nos fundamentos das Ciências Exatas. A Engenharia de Controle e Automação ofertada pela Ufopa abrange componentes curriculares de controle de processos, automação industrial e sistemas computacionais, que apesar de sofrerem interseções em muitas aplicações, diferem em fundamentação metodológica e técnicas. Esta diferenciação permite que os métodos e técnicas utilizados possam ser agrupados em eixos de formação distintos, atendendo assim a natureza múltipla de complexidades fenomenológicas, associadas à região Amazônica e mundial.

Assim, o curso de Engenharia de Controle e Automação é organizado em seis linhas de formação listadas a seguir:

1. Formação Básica;

2. Formação Interdisciplinar;

3. Formação em Controle de Processos;

4. Formação em Automação Industrial;

5. Formação em Sistemas Computacionais;

6. Formação em Projetos.

As linhas de formação são uma característica importante da Engenharia de Controle e Automação, devido ao amplo campo de atuação profissional e a variedade de tecnologias empregadas em cada setor. Portanto, a flexibilização curricular proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, além de promover maior fluidez e dinamização na vida acadêmica, é um mecanismo fundamental para garantir uma maior abrangência e aprofundamento de formação profissional.

O Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação da Ufopa também proporcionará uma formação com foco na melhoria da produtividade, maximizando a produção, com menor consumo de energia e/ou matérias primas e também dando uma contrapartida ambiental com a menor emissão de resíduos na natureza, isto é, melhorias baseadas em características não-poluentes, flexíveis e concordantes com o contexto amazônico existente, assim instituindo uma nova matriz técnica, científica e social, capaz de promover o desenvolvimento sustentável atendendo às varias necessidades e demandas regionais, não omitindo de sua concepção os demais cenários nacionais, e até mesmo mundial.

O futuro egresso da Ufopa é capacitado para responder, com competência e segurança às demandas da sociedade e aos tópicos dos segmentos da metalurgia, mecânica, eletrotécnica, eletrônica e computação, que irá inserir o futuro profissional em um espaço industrial nacional competitivo, com ferramentas voltadas às principais tendências atuais do mercado. Os egressos poderão atuar na definição, projeto e desenvolvimento de aplicações industriais com desenvolvimento, documentação e suporte de sistemas de manufatura, através de suporte a sistemas, software e equipamentos utilizados em sistemas de controle, integração de sistemas, como consultores operacionais.

Período de duração do curso: 11 semestres (mínimo) / 14 semestres (máximo)

Carga Horária do curso:  4.255 horas

Grade Curricular do curso de Engenharia de Controle e Automação

Matriz Curricular CA _1.jpg
Matriz Curricular CA _2.jpg